Mesmo estando dentro do Condomínio, os postes que iluminam nossas ruas são de propriedade e responsabilidade do Estado.
Por
determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica, as distribuidoras
de energia elétrica de todo o Brasil transferiram para as prefeituras
municipais as responsabilidades pela gestão e execução dos serviços de
iluminação pública.
Desta
forma, o próprio município é responsável pela manutenção, reparos,
melhorias e extensão da iluminação pública da cidade. A Energisa arrecada a contribuição de iluminação pública (CIP) nas contas de energia, repassando integralmente os valores à prefeitura municipal.
A Energisa
continua responsável pelo fornecimento de energia elétrica, por fios caídos, oscilações na rede elétrica, falta de luz, ligação de luz,
cobrança do serviço entre outros (clique aqui para saber mais). Telefone da Central de Atendimento ao Consumidor: 0800 -
790196.
Por meio da Emurb, a Prefeitura de Aracaju realiza um trabalho
permanente de implantação dos conjuntos de iluminadores (braço,
luminária, lâmpada e célula fotoelétrica) bem como a operação e manutenção
dos sistemas de iluminação pública (luminárias acesas durante o dia ou
apagadas durante a noite).
A Administração do Condomínio sempre entra em contato para solicitar reparo nos casos de lâmpadas queimadas, mas os condôminos também podem ligar e reclamar. O telefone da Prefeitura é 3179-1611; 3179-1600 ou 3179-1608. O atendimento do serviço de Iluminação Pública é feito pelo telefone 3249-1723.
Nos casos de falha ou demora demasiada no reparo necessário, deve-se entrar em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio do 167, com o protocolo informado pela Energisa ou Emurb em mãos.
O protocolo de reclamação do Condomínio somado aos protocolos de reclamação de muitos condôminos pode surtir efeito, já que a Emurb está com dificuldade em realizar o serviço dentro de um prazo razoável.
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